17 3301.3401 17 99725.5324

Os Elementos Da Musica

Os Elementos Da Musica - Escola de Música – Blue Note Rio Preto

Bom, todos sabemos o que é Música, não é verdade?! Porém, apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, definir “Música” não é tarefa fácil. Mas pra sermos sinceros, acreditamos que o que realmente importa é conhecer e reconhecer as propriedades e, principalmente, os Elementos da Música.

Os elementos principais da música são 3, normalmente conhecidos como Melodia, Ritmo e Harmonia; porém, vamos acrescentar mais um, o Tempo ou Pulsação (Beat), que na verdade se refere ao Andamento (velocidade) em que os outros três são executados. E, por fim, não podemos esquecer da Letra, que apesar de ser dispensável em alguns estilos de composição, não deixa de ser um elemento importante.

Neste artigo vamos focar exclusivamente nos Elementos da Música, e para exemplificar cada elemento ao passo que comentamos sobre deles, usaremos a canção “O Sol”, da Banda J.Quest.

 

Os Elementos Musicais

 

  • Tempo

Tempo é o nome dado à pulsação básica de uma composição musical qualquer: ele organiza o acontecimento sonoro, ou seja, o espaço entre um som musical e o próximo som ou ausência dele, independentemente de ritmo, ou de qualquer outro elemento da música. É o elemento Tempo que define se a música é rápida ou lenta.

Note no áudio abaixo o “Clique” (também chamado de metrônomo) tocando junto com a música.

 

 

Quando batemos palmas ou pé junto com esse clique, podemos afirmar que estamos “marcando” o tempo ou a pulsação da música. Fazer isso bem é fundamental para a musicalização de uma pessoa.

 

  • Melodia

Melodia é uma sucessão de sons (notas musicais tocadas umas após as outras) normalmente em alturas (freqüências) diferentes tocadas em um padrão rítmico bem definido, formando assim um sentido musical. Em outras palavras, podemos dizer que melodia é o que pode ser cantado na música. É sobre a melodia que colocamos a letra da música

No áudio abaixo você ouvirá uma musica com uma marcação, dando um exemplo prático de um ritmo de uma melodia.

 

 

Note que cada batida da marcação corresponde a uma sílaba da melodia cantada, formando assim um padrão rítmico da melodia. Esses padrões existirão em cada parte que compõe a estrutura da música, como canto, refrão, pré refrão e etc. Nesse caso, nossa melodia corresponderá a parte do “Canto” também chamado de Verso da música.

Agora ouviremos o padrão rítmico dessa melodia isolado, porém acrescentaremos as notas musicais da melodia (que são cantadas na musica) e assim teremos uma melodia completa – Padrão Rítmico + Notas Musicais.

 

 

  • Ritmo

Ritmo é o movimento regular dos sons, uma ordem métrica que os sons obedecem ao longo da música regidos pela sua maior ou menor duração. Essa ordem ou combinação dos sons, tende a ser constante com periódica repetição. O elemento “Ritmo” pode ser aplicado tanto sobre a melodia (como vimos acima ) quanto sobre a harmonia (que veremos a frente).

Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo, mas é freqüentemente encarado como o domínio principal dos bateristas e percussionistas.

Segue no link abaixo um áudio de um ritmo na bateria tocado junto com um clique que está marcando o tempo. Note que a cada 4 cliques o padrão rítmico se repete.

 

 

  • Harmonia

Harmonia é a combinação de notas musicais simultâneas (tocadas de uma só vez).

Ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas e tem por objetivo aplicar as leis que regem a sequência lógica e racional dos acordes (ressonâncias simultâneas de vários sons de alturas diferentes).

Em outras palavras, (de forma mais simples e ilustrada) podemos dizer que a Harmonia serve de base ou plano de fundo para a Melodia.

Em uma música vários instrumentos podem se juntar para fazer ou compor a Harmonia.

Vamos aos exemplos:

Note abaixo um teclado servindo de base – fazendo a Harmonia – para a Melodia

 

 

Note abaixo a Guitarra acrescentada – fazendo a Harmonia – para a Melodia.

 

 

Agora nesse ultimo exemplo vamos acrecentar o violão com Ritmo (todos fazendo a Harmonia)

 

 

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido sobre música de um modo geral, e através dos exemplos, você possa, de agora em diante, reconhecer os elementos musicais.

Sugerimos que ao ouvir esta e outras canções, você continue a praticar sua percepção procurando identificar esses elementos ao mesmo tempo em que curte a música!

Grande abraço e até os próximos posts.

Notas.

* Gostaria de saber como foi produzido os Áudios de exemplos nesse Artigo? Acesse http://www.escolabluenote.com>cursos>audio> Produção Musical.

 

Blog