17 3301.3401 17 99725.5324

Extensão e Tessitura Vocal

Extensão e Tessitura Vocal - Escola de Música – Blue Note Rio Preto

Já teve a curiosidade de Saber o “Tom” da sua Voz? Na verdade o termo correto é saber qual seria a sua Extensão de Voz e/ou Tessitura Vocal.

 

Nossa voz, ou o som pelo qual nos comunicamos, é produzida pela passagem de ar e vibração das pregas ou cordas vocais. Homens tem as pregas vocais mais longas, o que lhes confere uma voz mais grave, enquanto as mulheres, com pregas vocais mais curtas, tem a voz mais aguda.

 

A extensão vocal compreende todas as notas que nos são fisicamente possíveis de articular, desde a mais grave até a mais aguda, independente da qualidade dessas notas. Já a tessitura vocal tem uma abrangência menor que a extensão, e compreende todas as notas que conseguimos articular sem esforço e com uma melhor qualidade de som.

 

Como faço para encontrar minha extensão e tessitura vocal?

 

Extensão e tessitura são características particulares de cada pessoa, pois dependem de características físicas e anatômicas de cada um e, portanto, não seguem um padrão geral para homens e mulheres. Portanto, para conhecer sua extensão vocal, é necessário fazer um teste com o auxílio de um instrumento como, por exemplo, um piano ou um teclado.

 

Passo a Passo do Teste

 

Deve-se reproduzir as notas do instrumento com a voz, começando em uma região média, e explorar as regiões graves e agudas, procurando encontrar a nota mais aguda e a mais grave que se consegue reproduzir, sem, no entanto, enfatizar o conforto e a qualidade sonora dessas notas. Com o mesmo teste de extensão vocal, e também fazendo alguns vocalizes, podemos encontrar a tessitura: basta observar quais são as notas mais graves e mais agudas que é possível fazer com conforto e uma melhor qualidade de som.

 

É possível aumentar a extensão e a tessitura?

 

Tanto a extensão quanto a tessitura vocal podem variar de acordo com a idade, gênero, com os cuidados e com a maneira que se usa a voz, e podem aumentar através de técnica vocal e exercícios.

 

Classificação Vocal

 

 

Conhecendo a tessitura de uma pessoa, podemos fazer sua classificação vocal. As classificações principais são: baixo, barítono e tenor (vozes masculinas), contralto, mezzo e soprano (vozes femininas).

Classificações vocais

 

E para que serve a classificação vocal?

 

Essa classificação vocal é importante, de modo especial, para o canto coral, onde há divisão de vozes masculinas e femininas entre grave, médias e agudas. Já para o canto popular, essa classificação não é tão necessária, pois, nesse caso, podemos alterar o tom da música de modo a deixá-la mais confortável e de acordo com a tessitura do cantor. Mudança de tom será o assunto de nosso próximo artigo sobre canto e técnica vocal. Até lá!

 

Blog